O período das águas é bastante caracterizado pelas condições climáticas (Temperatura, Precipitação Pluviométrica e Incidência de luz) favoráveis para o desenvolvimento das forrageiras tropicais. Porém, a partir de meados de abril começo de maio o cenário começa mudar, reduzindo a incidência de luz com dias menores, redução da umidade pela baixa presença de chuvas e redução das temperaturas, diante deste cenário a preocupação se volta ao que temos de mais precioso na produção animal, as forrageiras.

Dentro dessas condições a planta forrageira cessa crescimento e começa depositar tecido de sustentação, aumenta o teor de matéria fibrosa o que reduz drasticamente a qualidade e consequentemente limita a resposta do animal submetido a essa condição, acaso não utilize nenhum manejo nutricional afim de reduzir as consequências deste processo natural.

Reduzir o número de animais mais pesados da propriedade, vale a pena intensificar a produção desses afim de reduzir o efetivo na propriedade, logo ocorre um desafogo dos piquetes e aumenta o suporte das forrageiras: para fazer isso recomendamos os seguintes produtos (CERRADO Super Peso Águas ou Ração CERRADO Semi Águas), esse manejo é sugestivo desde que a propriedade tenha pastagem, acaso haja limitação, recomenda-se para esses animais, em fase final, Ração CERRADO Semi 16. Cuidados na flutuação dos valores da @ nesse período de transição Safra e Entressafra.

Uso de suplementação especifica para cada período é uma estratégia de manejo nutricional fundamental para minimizar efeitos indesejáveis da estação seca, por isso busque sempre orientar o cliente para que ele maximize o ganho em ambos os períodos, usar apenas uma suplementação mineral convencional no período das águas na bovinocultura de corte é deixar de ganhar.

Redimensione os cochos dos lotes suplementados.

Proteico= 12-15 cm/cabeça

Proteico/Energético=25-30 cm/cabeça

Rações= 40-50 cm/cabeça

 

Autores: Dr. Luiz Henrique Xavier (Zootecnista Cerrado Alimentação Animal)

Gabriella Souza (Zootecnista CERUTTI Consultoria Comercial Agronegócio)

Contate A gente

Envie uma mensagem

FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta: 08:00 as 11:30 / 13:30 as 18:00
Sábados: 08:00 as 12:00
Domingos - Fechado

Nosso telefone

Vendas : (67) 3562-3860
SAC : (67) 3562-3860
fabrica@salcerrado.com.br

Envie uma mensagem

Responderemos o mais breve possível








  • Teste
  • Teste