Autores: Dr. Luiz Henrique Xavier da Silva (Departamento de Qualidade) e Airton Felini de Aguiar (Diretor e Responsável Técnico).

 

Como está a disponibilidade e a qualidade da água que seus animais estão ingerindo? Você sabe qual a porcentagem de água representa para a produtividade? Quais medidas poderão ser feitas para melhorar a qualidade e disponibilidade?

Mesmo conhecendo o quanto a água se faz importante para produção animal, ainda é um ponto a ser melhor trabalhado nas diversas culturas, porém em maior atenção para bovinocultura. Sabe-se que a quantidade de água a ser ingerida por uma bovino é dependente de vários fatores (consumo de matéria seca, temperatura, umidade, tamanho do lote, genética, idade), porém, alguns dados mostram que um bovino de corte adulto com cerca de 450 kg de peso vivo consome em torno de 10% do seu peso corporal ao dia, ou seja, em torno de 45 litros de água por dia, com aproximadamente 4 a 5% da água advindo da forrageira. Além disso, cerca de 50% do seu peso total é água, sendo o restante gordura, proteína e matéria mineral, além disso estudo mostra que o ganho médio diário poderá aumentar em até 17% em garrotes que consomem água de boa qualidade, comparados a animais que submetidos a água de baixa qualidade.

Em relação a definição de qualidade para esse quesito na produção animal devemos lembrar que depende de alguns fatores como: limpeza de bebedouros, disponibilidade, distância entre as fontes de alimento e bebedouros, tamanho de bebedouros em relação ao lote de animais, vazão de água e acesso aos bebedouros.

Para facilitar o entendimento vamos fazer um exemplo clássico da necessidade de bebedouro, veja:

-Imaginamos um lote com 100 animais, peso médio de 450 kg, (450kg x 10%=45 litros de água/dia). Sendo assim, 100 animais x 45 litros por cabeça/dia = 4500 litros por dia em um período de 4 horas, período esse que o animal utiliza para saciar sua sede, se dividirmos esse valor durante as 4 horas vamos ter 1.125 litros de vazão/ hora para fornecermos a quantidade total de água por dia para esse lote.

Medidas como alteração da saída final dos canos nos bebedouros (aumentando a polegada dos mesmos) ou aumento do compartimento que armazena água poderá favorecer na chegada e armazenamento de água em quantidade e no tempo adequado de fornecimento. É comum grandes produtores e/ou grupos utilizarem sistemas de integração para maximização do uso da terra, esse tipo de sistema força o uso de altas taxas de lotação, em decorrência das altas produtividades apresentadas pelas forrageiras, com isso o uso de bebedouros com vazão expressiva e alta capacidade de armazenamento são necessário ou a utilização de diversos bebedouros, a Cerrado Alimentação Animal durante seu trabalho de suporte técnico ao cliente idealizou a mudança de um bebedouro, a ideia foi aumentar a área disponível ao animal sem reduzir a sua capacidade

Figura 1. 

. Bebedouros antes (esquerda) e após (direita) a assistência técnica da Cerrado Alimentação Animal.

Em confinamentos, é importante que tenhamos uma grande vazão de água para saciar os animais rapidamente, e bebedouros pequenos para facilitar sua lavagem. No caso das recrias, precisamos fazer com que cerca de 5 a 10% do lote consiga beber água ao mesmo tempo, pois o animal tem o hábito de beber água em grupos, e no caso da cria, é importante lembrar do par: vaca/bezerro. Muitas vezes, os bezerros não alcançam o bebedouro e não conseguem beber água (isso vale para cochos de suplementos também). Limpeza periódica nos bebedouros é extremamente importante e deve fazer parte da rotina dos funcionários, assim como salgar um cocho.

É preciso saber se a água da propriedade está atendendo a demanda requerida pelos animais ali presentes, para então poder obter melhores índices produtivos. Na dúvida contate um dos nossos técnicos.

Contate A gente

Envie uma mensagem

FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta: 08:00 as 11:30 / 13:30 as 18:00
Sábados: 08:00 as 12:00
Domingos - Fechado

Nosso telefone

Vendas : (67) 3562-3860
SAC : (67) 3562-3860
fabrica@salcerrado.com.br

Envie uma mensagem

Responderemos o mais breve possível








  • Teste
  • Teste